This is the P2PU Archive. If you want the current site, go to www.p2pu.org!

Cidadania e Redes Digitais - Mar 2010

COMO SERÁ O CURSO?

Sergio Amadeu's picture
Sat, 2010-02-27 17:07

O curso terá uma aula online usando uma plataforma de webconferência (webinar) construída em software livre que a 4Linux (Brasil) remixou usando o Dimdim e vários outros softwares abertos.

Para acessar a plataforma não é necesssário instalar absoultamnete nada. Basta ter conexão banda larga e um navegador de web (preferencialmente Firefox, mas todos os outros também acessá-la). Pedimos que evitem usar conexão wireless, pois ela gera de perda de milisegundos de transmissão e interfere na qualidade das imagens.

As aulas expositivas ocorrerão às sextas, das 19 às 21 horas. A primeira aula ocorrerá no dia 12 de março. Os dois textos-base da aula devem ser lidos antes.

Cada aula possui um ou mais textos-base que precisam ser lidos antes. Estes textos estão indicados na programação.

Como não quiz impedir que nenhum dos interessados pelo curso pudesse fazê-lo, gostaria de informá-las e informá-los que temos mais de uma centena de inscritos. Teremos que ter muita tranquilidade para realizar os debates online.

No final do primeiro encontro online, faremos uma divisão dos alunos e alunas em grupos. Os memebros de cada grupo trocarão e-mails com a finalidade de  apresentar uma questão importante sobre a aula seguinte. Um segunda parte da aula será o debate destas questões.

Na quinta-feira, dia 11 de março, colocarei aqui uma instrução para acessar a plataforma da aula online. Não se preocupe que ela é super amigável.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS?

Cada aluna e aluno fará um texto (em torno de 5 mil caracteres) sobre um tema tratado durante o curso. Este texto será colocado em um blog que construiremos coletivamente para expor as questões da cidadania nas redes digitais.

Cada aluno deverá ler pelo menos o texto de dois colegas e realizar um comentário considerando:
a relevância e pertinência do assunto;
a clareza na abordagem;
o correto uso dos conceitos;
a profundidade da análise;
a qualidade das referências bibliográficas e dos links.

Depois disso, o professor do curso lerá todos os textos e suas críticas. Utilizando os mesmos critérios dará conceito A, B, C e D para os trabalhos.

Para obter o certificado do curso, a aluna ou aluno deverá ter participado de 4 dos seis aulas online. Também deverá entregar o texto-final e fazer os dois comentários no blog do curso.

Comments

Dá pra assistir como aluno ouvinte?

Wilkens Lenon Silva de Andrade's picture
Wilkens Lenon Sil...
Mon, 2010-03-15 20:49

Sou insistente né? Dá pra assistir como aluno ouvinte? Embora gostaria mesmo é de produzir junto com os demais. Senão, quando será a próxima turma??

DÚVIDA????????

diana america rocha's picture
diana america rocha
Fri, 2010-04-09 03:55

FUI ACEITA NO GRUPO 1. ENTENDI QUE ME ENVIAM OS TEXTOS POR MAIL E ENVIO O MEU TB PARA O GRUPO... É ISSO MESMO?