This is the P2PU Archive. If you want the current site, go to www.p2pu.org!

Civic Hacking - Mar 2010

Semana 1 - A Esfera Pública Interconectada

Daniela Silva's picture
Mon, 2010-03-15 13:51

O curso de Civic Hacking começa com a seguinte proposta: a de construirmos coletivamente com nossos pares um ponto de partida para as discussões sobre a internet, as tecnologias de informação e comunicação, as práticas que elas possibilitam e o que tudo isso tem a ver com política, sociedade e cultura. 

Pra que possamos avançar juntos nas nossas discussões, mesmo sendo um grupo felizmente heterogênio – alguns entendem um pouco mais de política, outros entendem um pouco mais de tecnologia, outros entendem um pouco mais de colaboração e internet – podemos usar o conceito de esfera pública interconectada, tal como é apresentado por Yochai Benkler. A ideia é que esse conceito, depois de conhecido e discutido pela gente, sirva como uma "chave de leitura" para entender as relações entre a internet e o espaço público. Sempre que nossas conversas chegarem em impasses sobre o potencial democratizante da internet, por exemplo, saberemos que contamos com esse referencial (entre muitos outros, claro) para nortear a discussão.

E por que justamente esse conceito oferece um bom ponto de partida para o curso, na nossa opinião:

1) Benkler não apresenta a esfera pública interconectada como uma teoria explicativa da internet e das suas relações com a política. Ela é sempre descrita por meio de observações empíricas, tomadas considerando a comunicação em rede, de "muitos para muitos", em oposição a um outro tipo de comunicação, a de massa, de "poucos para muitos".

2) Apesar de "esfera pública interconectada" ser um conceito que conversa com outro, o de "esfera pública", a apresentação de Benkler é bem pragmática. Para descrever o que acontece com o espaço público de diálogo e articulação quando existem a internet e as tecnologias, Benkler se baseia em estudos de caso e observações da realidade. De forma que, mesmo sem nenhuma leitura prévia sobre o tema, é possível entender seus argumentos, confirmá-los ou refutá-los, interagir com eles. 
 
3) Diferente de outros conceitos e teorias que se propõem a analisar a rede, esse já fala diretamente de uma ligação com articulação e ação política – que na nossa visão tem tudo a ver com a proposta do curso.

Notas sobre a leitura:
O texto "A Emergência da Esfera Pública Interconectada", no qual Benkler apresenta esse conceito, é o capítulo 7 do livro The Wealth of Networks, ou A Riqueza das Redes, que ainda não foi lançado em português.

O capítulo original (em PDF, versão para impressão, diferente da diagramaçõ do livro) tem 43 páginas. Nossa sugestão é que, durante essa primeira semana, a gente chegue juntos até pelo menos as três primeiras partes do capítulo – na terceira estão dois estudos de caso que interessam bastante pra nossa discussão. Ou seja, vamos juntos até a página 16 do original (28 da tradução). De lá, seguimos no programa (e quem quiser seguir na leitura paralelamente pode fazer isso). 

O original em inglês e uma tradução estão disponíveis abaixo (em Attachment). Além disso, o livro está inteiramente disponível na rede para download, em uma wiki que também permite anotações e discussões sobre os capítulos \o/. Quem quiser acessar, veja em http://cyber.law.harvard.edu/wealth_of_networks

Notas sobre a tradução:
Essa é uma tradução livre do capítulo, que infelizmente não está completa, mas tem as três primeiras partes do texto, que interessam para essa discussão. Vamos tentar continuar a tradução paralelamente (ou até começar um mutirão pra fazer isso com colaboradores da rede). Quem tiver interesse em continuar a leitura e precisar do texto em português, dê um alô!

A tradução está em PDF. Se alguém quiser o arquivo aberto em outro formato (até pra ajudar a corrigir os errinhos de digitação :P), é só avisar.

Leitura adicional:
Quem quiser entrar em contato com uma visão que refuta a ideia de internet como esfera pública, pode usar um texto de Mark Poster chamado "Ciberdemocracia: A Internet e a Esfera Pública", disponível em português no link http://members.fortunecity.com/cibercultura/vol13/vol13_markposter.htm